No domingo, andei a colocar os ninhos nas gaiolas.
No passado usava só ninhos internos, este ano resolvi experimentar ninhos externos, nas gaiolas mais pequenas.
Os ninhos internos ou externos colocados nas gaiolas são todos em plástico.No passado usava só ninhos internos, este ano resolvi experimentar ninhos externos, nas gaiolas mais pequenas.
Para prevenir o piolho uso "Insectornis" produto em pó que eu misturo com pouca agua e faço uma papa fina. Com um pincel espalho essa papa fina que depois de seca fica com um aspecto de um caiado de cor azul claro.
As canárias quando depositarem os materiais no ninho revestem o seu interior. Deste modo entre o ninho de plástico e o construido fica uma zona protegida que evita o alojamento do piolho nos ninhos.
Hoje andei a ver o comportamento dos casais. Não vi ainda as fêmeas a passear erva do monte no bico, estão um pouco atrasadas em relação aos machos. Para ajudar o acasalamento forneci um pouco de sementes de niger e aveia. Espero que os machos não fiquem muito acelerados e persigam as fêmeas para as galar. Se isso acontecer vou ter de colocar a rede separadora que eu uso ao meio das gaiolas duplas. Quando observar que as fêmeas querem começar a construir o ninho, nessa ocasião junto o casal, as fêmeas aceitam sem problemas a corte do macho.
Sem comentários:
Enviar um comentário