Os meus casais reprodutores ainda estão atrasados na muda, pois começaram mais tarde que os juvenis.
A muda da pena dos canários novos esta quase completa. Os jovens machos começam a dar as primeiras notas tremulas, estão a estudar o canto. Nesta fase eu aproveito para os marcar com uma pequena anilha plástica colorida amovível ou anilha aberta. Este procedimento permite-me mais tarde identificar mais facilmente os machos e proceder ao seu registo numa ficha.
Quando eu seleccionar os canários novos que irei apresentar a concurso, terei de ter o cuidado de retirar a anilha aberta e a ave ficar só com a anilha desportiva. Esquecer este pormenor e apresentar uma ave com duas anilhas ou anilha de plástico, é um dos motivos para ser desqualificado.
Antes dos concursos treino os meus pássaros numa gaiola de exposição para canários de cor.
As gaiolas de exposição de canários de cor, são pequenas e com dois poleiros ao mesmo nível. Se não estiverem habituados os pássaros refugiam-se no fundo da gaiola e escondem-se por detrás do único comedouro. O ideal é a ave saltar calmamente de um poleiro para o outro, com a cabeça levantada, numa atitude altiva. Se o canário aceitar que manipulem a gaiola, sem se assustar e sempre procurando os poleiros... óptimo!
As exposições de ornitofilia são concursos de beleza para aves domesticas. Por isso a limpeza da ave e do local onde esta alojado é um elemento fundamental. Um canário lipocromo branco recessivo sujo será sempre menos competitivo na hora do julgamento.
Uma preparação e treino atempados dos canários de cor, permite que as aves se adaptem melhor ao ambiente das exposições. Se eu não conquistar um troféu paciência, valeu o gozo de ter participado, fica para a próxima.
2 comentários:
Olá, eu gostaria de comprar canários para me levar para casa. Eu quero saber o cuidado que eu tenho com eles, se existem remedio para pulgas, tipo de alimentação, etc. obrigado
Ola Sara!
Canario não tem pulga, mas tem piolho da pena. O remédio uma gota de ivomec ou uma gota de Frontline colocada no pescoço. A alimentação base é uma mistura de sementes próprias para canários comprada numa loja de animais. A bebida dar agua fresca todos os dias. A gaiola deve ser rectangular e não cilíndrica.
Dar regularmente (uma a duas vezes por semana)verdura tipo folha de espinafre, bróculos.
Cumpts
A Moreira
Enviar um comentário