Nos canários de cor o Lipocromo pode não ter Categoria. Ora esta situação acontece nos canários branco recessivo.O lipocromo é o pigmento amarelo ou vermelho presente nas penas. A ausência de pigmento tem como consequência o aparecimento do branco na cor das penas.
A categoria é a maneira como o lipocromo se distribui pela plumagem. Nos canários de cor existem 3 tipos de Categoria (Intenso, Nevado e Mosaico). Nos canários branco recessivo não havendo pigmento nas penas é difícil avaliar a Categoria. O Lipocromo pode colorir totalmente ou parcialmente uma pena. No caso de colorir totalmente as penas o canário tem uma cor Intensa. Se a pena não esta totalmente colorida até a sua ponta o canário tem uma cor Nevada. O Mosaico é uma Categoria especial, pois o Lipocromo só se deposita em certas regiões/zonas do corpo do canário. Estas são chamadas zonas de eleição e apresentam certas diferenças entre macho e fêmea...
Tenho constatado que a qualidade da plumagem e a aparência dos canários branco recessivo não é igual em todos os meus exemplares. Uns tem o aspecto de mais elegantes e a plumagem mais apertada. Outros são mais encorpados aparentemente e a plumagem é mais larga e macia. Ora estas características fisionómicas também estão presentes nos canários Intensos e Nevados, sendo os primeiros de plumagem mais apertada e os segundos de plumagem mais larga e macia. Pela minha experiência os canários branco recessivo com plumagem tipo Nevado tem melhor pontuação nas exposições. O cruzamento repetido entre exemplares nevados pode degenerar a qualidade da plumagem, pois as penas ao serem mais macias e menos rígidas encravam ao crescer e originam quistos na plumagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário