terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Preparação e modelos de ninhos

Hoje dia de Carnaval, andei a preparar os ninhos, pois tenciono juntar os casais durante este mês de Fevereiro.

A preparação consiste em rever o estado de conservação e limpeza, pois passaram o Inverno guardados em caixas de cartão ou sacos plásticos.



Existem varios tipos de ninhos, os usados pelos canarios tem a forma de taça. As fêmeas revestem e depositam os materiais (erva do monte seca, sisal, pêlo de cabra...) que o criador lhes oferece.

Os ninhos exteriores podem ser de diversos materiais, antigamente eram de madeira, porcelana, hoje são de plástico, ou feitos de verga onde é aplicado um aro em arame para fixação.

VERGA COM ARAME

Os ninhos interiores são feitos para facilitar a aderência dos materiais de revestimento. Neste caso como o ninho é constituido por duas taças uma dentro de outra. A taça ou ninho interior é em verga, feltro, corda de sisal.

Ninhos interiores

A sua colocação nas gaiolas e viveiros pode ser interna ou externa, conforme o espaço disponível, tipo de alojamento ou preferência do criador.

Os ninhos colocados internamente nas gaiolas que eu uso para os canarios, são de plástico simples (sem ninho interior) ou plástico com ninho verga ou corda interior ou forra interior de feltro. Tenho o cuidado de entre eles colocar um pouco de pó Caniaves, para evitar o piolho.

Para as fêmeas fazerem o ninho erva do monte para revestir e pêlo de cabra para acabamento.

Sem comentários: