quinta-feira, 26 de junho de 2008

Separação dos filhotes - Um pouco de culinária.

A segunda postura, salvou a época criação 2008. Três casais criaram 11 filhotes. Agora estão a incubar 14 ovos da terceira postura, vamos ver quantos nascem.

Passados mais ou menos 30 dias, separo os filhotes dos pais, quando vejo que já comem sozinhos a mistura de sementes. Nessa altura aproveito para preencher uma folha, onde registo as anilhas sequencialmente com o numero de todas as aves novas, a cor, e o numero das anilhas dos pais.

Ao pegar na mão os passarinhos senti que alguns estavam mais fracos. Como costumam dizer alguns criadores "os pássaros não enchiam a mão". Resolvi então reforçar a alimentação.

Nos canários de cor, os primeiros dois meses de vida, são um período importante. Podemos potenciar as qualidades genéticas durante o crescimento, fornecendo uma alimentação mais rica. Ou seja se o organismo não tiver disponível as vitaminas, proteínas e minerais, em quantidades suficientes, pode não atingir o seu máximo desenvolvimento.

Resolvi então continuar a dar duas vezes por dia, papa de ovo (farinhada), misturada com sementes germinadas e couscous (semola de trigo).

Preparo da seguinte maneira:

1 - Germino as sementes (sementes de germinar para canários da Versele-Laga).
2 - Preparo o couscous.
couscous1
3 - Coloco num recipiente as sementes germinadas mais o couscous e acrescento vitaminas em pó (Energovis da Chemivit), Fermento Plus da Chemivit e Cê-Dê papa de ovo seca.
couscous2
cÊ-dÊ
4 - Misturo tudo, forneço aos filhotes separados dos pais. O que não usar guardo no frigorífico.
couscous3
As sementes germinadas são mais moles e fáceis de descascar e digerir. Além disso são ricas em vitaminas e minerais (cálcio, potássio e magnésio.)
O couscous rico em hidratos de carbono, fonte de energia.
Polivitaminico em pó Energovis contém varias vitaminas, aminoácidos e ginseng (dar durante 10 dias).
Fermentos Plus - estimulante do sistema imunitário e bio-regulador intestinal.
Cê-Dê - contém ovo, alimento com proteínas, lisina e metionina.

Com esta preparação culinária espero que estes jovens canários, fiquem bem preparados para vencerem a época da muda sem problemas.

3 comentários:

teste disse...

Puxa q legal, achei bem interessante! vou fazer para os meus pequeninos canarios( c/ cerca de 30 dias é claro) ... parabéns para quem inventou essa receita ...

Unknown disse...

boas sr armando.
onde posso encontrar o fermento plus?

armmoreira disse...

ola Nogueira!

O Fermento Plus é um probiótico em pó. Nas lojas de animais de estimação existem outras marcas de outras empresas para o mesmo fim.

cumpts

AM