quinta-feira, 16 de abril de 2009

Balanço da primeira postura de 2009

Já passou o período de incubação da primeira postura dos meus canários de cor. Já nasceram as primeiras crias, algumas já sairam do ninho.




Este ano não usei o Anima-Strath nem acrescentei Fermento Plus na papa Cê-Dê. Coincidencia ou não os resultados não foram brilhantes, pois bastantes ovos não eclodiram. Terminado o período de choco aguardo mais ou menos três dias e depois retiro e quebros os ovos. Uns não estavam galados vi a gema e a clara, outros estavam chocos o aspecto é escuro e mal cheirosos e por ultimo encontro ovos com o embrião morto no seu interior.

As causas para estas situações podem transitórias ou permanentes e diversas.



Ovos não galados, o macho ter problemas de saude. Falta de A D3E, vitaminas para favorecer a fertilidade. A cópula não se ter realizado ou consumado.

Ovos chocos podem ter sido contaminados por virus, salmonelas, colibacilose ou fungus.

Embrião morto dentro do ovo pode ser consequencia de factores hereditários letais e sub-letais.

Também verifiquei que 5 crias nasceram com uma pinta preta no ventre. Passados 2 dias depois do nascimento 3 destas crias morreram. Face a esta situação comecei a misturar um antibiótico contra a colibacilose e salmonelose na papa de ovo fornecida a estas crias. Nos adultos a colibacilose pode não manifestar sintomas. Depois deste tratamento forneço uma cura de vitaminas do complexo B.

A minha estratégia para melhorar os resultados da proxima postura dos casais menos performantes, será fazer um tratamento com um antibiótico contra a colibacilose e salmonelose misturado na agua de beber, seguida de fornecimento de vitaminas do complexo B.

Apertar mais a limpeza dos poleiros e gavetas das gaiolas. Talvez não fosse má ideia eu efectuar uma desinfecção parcial das gaiolas para baixar o nivel de agentes biologicos nocivos, existentes na instalação.

Para obter bons resultados o milagre é ter mais capacidade de trabalho. Mãos a obra!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que espectaculo de blog....tem tanta informação para nós leigos amantes de canarios...como eu, que tenho apenas 3 machos que adquiri em circustancias diversas e que pouco sei sobre como tratar deles aparte dar-lhes de comer e limpa-los...já agora seria pedir muito que me desse algumas dicas sobre a alimentação?? Obrigado
parabens
Marina

armmoreira disse...

:D ola Marina!

Num proximo artigo irei abordar os temas que propõe.

Obrigado pela visita e comentario,

;-)

A Moreira