segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Participar em Exposições Ornitófilas Desportivas


Entrada ext exposiçao

Já passou um ano desde a minha ultima participação numa exposição ornitológica desportiva. Muitos criadores tem algumas reservas em participar neste tipo de eventos. As desculpas são que não tem tempo, não sabem como preparar as suas aves, os juízes cometem erros ou favorecem os amigos, o local onde se realiza a exposição não é o mais apropriado, a organização é deficiente,... ui! Ui!..Ui!!!

Todas as opiniões valem o que valem dependendo da importância que lhe atribuirmos...Cada criador deve saber organizar o tempo que dispõe, quando não sabemos devemos procura respostas, ainda não conheci quem não erra ou não se engana, suspeitas não são certezas, o local perfeito ainda não foi feito, uma organização pode ser sempre melhorada nem que seja com pequenas sugestões.

canarios brancos + amarelos



Para mim levar os meus canários a concurso num exposição ornitológica, permite saber a cotação relativa de cada exemplar numa escala de zero a cem. Não vou com a intenção de discutir critérios de avaliação, nem com a ganancia ou vaidade de ganhar prémios. A minha participação é o meu contributo modesto a todo o esforço desenvolvido pelo Clube Independente Ornitológico de Matosinhos para tornar realidade a nossa exposição anual. Acreditem que organizar uma exposição, requer muito trabalho não remunerado, tempo roubado a família, desembolsar algum dinheiro para deslocações e disponibilidade de tempo livre ou meter férias no trabalho. Tenho muito respeito por todos os colegas que metem as mãos a esta obra.

Os dias anteriores a data de recepção das aves, choveu e esteve frio. O banho a que submeto as minhas aves antes das exposições não pode ser dado como habitualmente. A solução foi dar banho um a um aquecer a casa de banho e secar um a um com um secador de cabelo. Com as penas encharcadas meti-me dó pois estavam todos encolhidos, tive o cuidado de os enrolar em papel de cozinha absorvente, para lhes retirar toda a agua possível. Penas húmidas chegadas ao corpo e a bufar ar quente lá os sequei da melhor maneira. Felizmente eram só 6 canários e todos superaram esta prova.



Habitualmente levo sempre as minhas aves no primeiro dia de recepção, para elas se ambientarem. Na classe individual D2 onde estão inseridos os canários de cor Lipocromicos Branco, a concorrência é sempre numerosa. Elegância, aparência e presença é um contributo positivo que destaca a individualidade de cada exemplar. Quando selecciono e reservo os meus canários para levar a uma exposição são características que eu tenho em mente.

Nas visitas as exposições, faço novos contactos com outros criadores, revejo colegas e amigos. Nas conversas cruzadas aprendo sempre algo de novo. O ambiente é de festa, confraternização e descontracção são estas atitudes que eu valorizo, afinal criar canários para mim é um passatempo onde eu procuro tirar prazer...

Sem comentários: