sábado, 10 de julho de 2010

Fracassos...

A época de criações começa sempre cheia de expectativas. Planeio os acasalamentos, selecciono os reprodutores com base nos resultados das epocas anteriores.


Todos os anos o procedimento é quase sempre igual. Juntos os casais, forneço papa de criação (farinhada), coloco vitaminas AD3EC K na agua de bebida. A vitamina K é importante para a fertilidade das fêmeas mais velhas, a prova foi que este ano todas as posturas foram de 5 ovos. A minha meta é sempre gastar as 20 anilhas que requesito todos os anos, independentemente do numero de postura ser de 2 ou 3 por casal.


Nesta altura ainda não fiz a contabilidade aos ovos perdidos, (não galados ou com embrião morto). Logo na primeira postura tirei só uma cria, numa ninhada com 5 ovos nascer so uma cria... o pior foi que os outros casais na primeira postura todos com 5 ovos e zero crias. Confesso que comecei a entender a angustia de muitos criadores iniciantes e voltar a passar pelos meus tempos iniciais neste passatempo foi um grande golpe.


Para grandes males grandes remédios... Nesta situação em que os reprodutores parecem estar bem custou um pouco dar um remédio (antibiótico) a todos. A minha opção foi fazer uma cura com FP 20/20 (depois irei completar esta mensagem com mais pormenores tecnicos sobre os produtos citados). Os resultados na segunda postura foram melhores aumentou o numero de crias 2 no maximo e 3 ovos não eclodidos. Na terceira postura não fiz nenhum tratamento a situação manteve~se mais ovos chocos e maximo de 2 crias em 5 ovos por ninhada.


O meu plantel certamente que não esta bem, será necessario fazer analises clinicas por um veterinário competente. (Agradeço se alguem me puder ajudar na indicação de um veterinario na zona do Grande Porto - Portugal).

O problema de dar antibióticos as cegas é não sabermos se o tipo de antibiótico é adequado ao microbio. Porque posso estar a baixar o nivel de contaminação sem estar a erradicar a doença. Porque o certo é que nas posturas seguintes à primeira aumentei o numero de crias por postura, mas não conseguir obter 5 ovos 5 crias.


Agora entendo as razões dos chamados tratamentos de desparazitação efectuados antes das criações. Nunca fui adepto porque também nunca tinha passado por esta situação. Aprendi mais alguma coisa... Para o ano de 2011 vou repensar a minha estratégia para o inicio da época de criação.

Esta ano de 2010 nas criações de canarios de cor para mim foi um fracasso.

Sem comentários: