sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sem papas na língua,

Em Portugal a publicação de revistas de ornitofilia, tem sido esporádica, mesmo irregular. Recentemente no mês de Outubro surgiram duas revistas. Uma nova denominada Magazine Ornitológico e outra ja mais antiga a Revista Ornitológica Passaros R.O.P.

Começemos pela analise da mais antiga Pássaros. O primeiro numero trimestral surgiu em Maio de 1994, nesse ANO 1 terminou com a publicação do nº2 em Setembro 1994, o Ano 2 em Julho foi publicado o numero 3 e mais tarde em Outubro de 1995 saíu o numero 4. No Ano 200 seu IV Ano em Outubro foi editado o numero 5 e finalmente em 2001 Ano V em Outubro saíu o numero 6. Todos os editorias estão assinados por Luís Santos, curiosamente no numero 6 de 2001 termina "... em breve tenhamos outro Mundial na nossa Pátria. Saudações ornitolófilas e até ao proximo numero em Janeiro." Coincidencia ou não esta revista Pássaros, reaparece em 2010 ano em que Portugal recebeu o 58º Mundial C.O.M. de Ornitologia.

Analisando o passado da revista Pássaros, verifico que o editor só conseguiu editar no maximo 2 numeros por ano, quando os assinantes pagam uma revista trimestral, onde deveriam ter o direito de receber por ano 4 revistas. Li algures no site de apresentação da revista Pássaros que a edição da revista é limitada e agora dá para entender o que significa distribuição limitada e ser só possivel aceder a revista por assinatura, paga-se primeiro e depois logo se vê... A obrigatoriedade de ter de assinar a revista independentemente do interesse dos conteudos é um inconveniente para quem quer aceder a um numero avulso. Relativamente ao numero editado agora em Outubro 2010 apareceu com a referencia Ano I Numero 1, estranho... Será que o erro foi involuntario? Neste numero muitos dos artigos são traduções, não ponho em causa a qualidade dos artigos publicados embora transpareça a falta de actualidade de noticias sobre eventos nacionais ou ausencia de entrevistas a novos criadores nacionais com palmarés.


A revista Magazine Ornitológico, apareceu nas bancas em Outubro de 2010, é uma revista profissional pois conta com um Editor Executivo o Fernando Domingues e um Director Executivo o Paulo Santos, tem estado e acompanhado alguns eventos que ocorreram em Portugal, como sejam o 58º Mundial C.O.M. de Ornitologia realizado em Matosinhos, estiveram presentes na sessão de esclarecimento da FONP em que o tema era os documentos CITES e a Regulementação da detenção de aves da Fauna Europeia ou aves Indígenas. No numero 1 nota-se que todo o conteudo é genuino e de origem nacional, o que denota um trabalho de campo espelho da realidade portuguesa. Para isso tiveram de deslocar meios humanos para fazer a cobertura e as entrevistas.


A revista Pássaros verso revista Magazine Ornitologico, são projectos diferentes que espelham realidades diferentes, embora o publico alvo seja o mesmo a linha editorial e a practica de cada uma tem uma personalidade própria. A revista Pássaros no passado prometeu muito, mas falhou por não conseguir ser publicada regularmente, o que afecta a sua credibilidade. A minha preferencia vai para a actualidade da Magazine Ornitologico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo.

Excelente trabalho.

Abraço

Pedro Duarte disse...

boas,
ja somos 3 então!
excelente análise!
ainda podia acrescentar mais umas coisitas, mas é melhor não :)
um abraço ao amigo Armando Moreira