segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Jugamentos o reverso da medalha.

Muito se fala das discrepâncias de pontuação numa ave que concorre em duas exposições diferentes. Alguns criadores aceitam outros não e levantam suspeitas sobre as aptidões técnicas e ou honestidade dos juízes.

A mesma publicidade não é dada quando aparecem nos concursos aves maquilhadas. Sim, é verdade, por vezes aparecem espertalhões nos concursos de ornitófila desportiva. Aqui para desmontar estes esquemas tem de ser com muito cuidado. Pois uma suspeita sobre um criador não é uma certeza nem no caso das pontuações díspares.

A desplumação nos canários mosaico, uso de produtos para oxidar as patas, tinta para colorir pássaros lipocromo vermelho. Manipulação de anilhas e outras trapalhices que eu não conheço.

È injusto concluir que os criadores desportivos são desonestos. Seria muito simples falar mal e levantar suspeitas sobre tudo e todos. As organizações dos concursos, juízes, criadores e todos os que de uma forma directa ou indirecta, contribuem para que todos os anos se realizem as exposições ornitófilas desportivas. Ao inscrever as aves numa exposição implicitamente aceitamos as regras. Quanto de nós é que procuram tomar conhecimento prévio das regras antes de enviar as aves?

Numa exposição quando um juiz detecta ou suspeita de fraude o procedimento é:

1 - Chamar o presidente do júri, e o responsável do clube organizador.
2 – O presidente do júri, actua:
-identifica o expositor
-identifica a gaiola e o pássaro
- descreve a natureza da fraude
-ficha de julgamento é assinada pelo presidente do júri, pelo juiz que constatou a fraude.
3- E elaborado um relatório que é enviado ao presidente do colégio de juízes.

Penso que é este o procedimento quando é detectada uma fraude cometida por um ornitófilo expositor. Seria bom que os expositores que se sintam lesados na avaliação das suas aves tratassem do seu caso no local próprio. Ao tratarem do caso na praça pública (p. ex paginas de revista) perdem toda a razão, se a tiverem.

Sem comentários: