quarta-feira, 23 de março de 2011

Todos os casais feitos.

A primavera já entrou, finalmente hoje seleccionei os casais de canários de cor. Foi uma luta pois este ano andei a consultar os laços familiares de cada canário. A finalidade foi de não cruzar canários aparentados e aumentar a diversidade genética do meu plantel. Só não alterei um casal já com uns anitos. A razão é que deste casal tenho obtido alguns canários campeões. Se por um lado a diversidade é boa, por outro lado pode faltar homogeneidade fenotípica, pois as aves não sendo aparentadas o seu aspecto diverge.

Os dois machos BR recessivo novos que vieram do Toni Duarte, tive o cuidado de cruzar com duas fêmeas aparentadas. O objectivo é criar duas linhagens paralelas. Se este ano conseguir crias desta selecção vou levar algumas a concurso atestar a sua qualidade. Com a prata da casa fiz outros casais não aparentados.

Sendo um pequeno criador amador geralmente crio com no máximo 5 casais. Com poucos casais, não é fácil formar uma equipa de 4 canários e levar a concurso. Temos de ter 4 pássaros da mesma cor e estes serem muito homogéneos de preferência da mesma família. Só nestas condições é possível alimentar esperança num bom resultado nas exposições desportivas.

O ano passado a primeira postura foi um fracasso, esta ano vamos ver. A minha intenção era reduzir o plantel de canários afinal o tempo é de crise. Todos os casais feitos contei 8 casais de canários de cor. As contas faço-as no fim, se puder fazer uma equipa a aposta foi ganha.

1 comentário:

disse...

Boa sorte para a campanha que se avizinha.

abraço