segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Durante a muda alpista, granulado ou mistura ?

A muda da pena dos meus canários de cor vai muito forte. Penas pelo chão até parecem flocos de neve. Aves com plumagem cheia de tocos de penas. Enfim uma coisa nunca vista por mim.

No passado eu comprava as sementes individualmente e fazia a mistura. Quando o meu canaril era visitado havia sempre o comentário "você da uma mistura muito escura". O certo é que nessa epoca quando pegavam um canário ou canária na mão o comentário era "ta muito gordo". Como eu estava fora de moda resolvi mudar. Abandonei a minha mistura e adoptei a light a base de alpista, mais tarde fiquei ainda mais radical só dou alpista.

Agora face a esta situação de muda forte coisa que no passado era uma muda mais leve (não havia tanta pena no chão), comecei a pensar. A mistura escura tem mais gordura é mais forte. Por outro lado só uma semente Alpista, o seu valor nutritivo vai depender do clima, do solo, da qualidade da armazenagem e de outros factores. Se a alpista for de má colheita, não tem outras sementes variadas para compensar e até quebrar a monotonia alimentar. Se as aves consumirem menos alimento nutritivo não vão ter reservas para substituir as penas. Por outro lado se a papa não for consumida em quantidade (estou com falta de tempo e não dou germinado) a papa seca é menos apetitosa.

Nesta situação um alimento composto tipo granulado seria o mais pratico. Já tentei no passado mas não consegui habituar os canários a um consumo regular e satisfatório.

Será que vou ter de voltar a compor e fazer a mistura para os meus canários de cor?

3 comentários:

disse...

olá Armando,

Uma alimentação variada é o ideal, contudo aos meus canários só dou alpista fora da época de reprodução. Comem papa uma vez por semana e maçã uma vez por semana também. No meu caso é suficiente.

Acho que deverá ter em conta factores com temperatura, humidade, espaço de voo e sobretudo a condição das aves. Se estas se apresentarem com dificuldade em largar as penas velhas e romper com as novas, pouco brilho nas penas e falta de vitalidade, na minha opinião deve aumentar as sementes gordas, caso contrario só esta a dar "farinha de engorda".

Um abraço

armmoreira disse...

Ola Sá!

Agradeço o seu comentário.

As penas estão a ser largadas com muita facilidade. Como a velocidade de saída é maior do que a velocidade de crescimento das penas aparecem os tocos das penas novas.

Sim durante a muda é aconselhavel aumentar o teor de gordura na alimentação pelas razões que indica. Quanto ao local é o mesmo do ano passado, por isso é que estou admirado.

Quanto a dar farinha de engorda, o nosso amigo Armindo Tavares disse-me um dia que é pouco provavel uma canário gordo estar doente. O mesmo não se poderá dizer de um canário magro.

Vamos ver como acaba este episodio e qual as consequencias a nivel de concursos se a muda terminar bem.

Cordial abraço, ;-)

AM

António Sousa disse...

Boas amigo.

Eu sempre usei a mistura light da versele-laga e nunca tive problemas com a alimentação, para mim é uma mistura que está bem equilibrada.

Um abraço.