domingo, 20 de novembro de 2011

Dicas para expositores iniciados.

Assisti em varias exposições ao engaiolamento de algumas aves. Em conversa com um amigo aspirante a juiz concluímos que muitos iniciados nestas andanças de levar canários a julgamento não fazem ideia das "regras de jogo".

Resolvi dar algumas dicas para se evitar desilusões depois do julgamento. Tive o cuidado de recolher algumas imagens do que tenho presenciado e que irei comentar. Se isto servir e ajudar alguns leitores deste blogue ficarei satisfeito.

1º caso - COR - nunca se deve cruzar um canário vermelho com um amarelo. A razão é que vamos obter um canário laranja. A cor laranja é uma mistura de amarelo com vermelho e nas exposições o que é avaliado são as cores amarelo e o vermelho. O laranja não entra.



2º caso - A apreciação da - CATEGORIA - (nevado, intenso ou mosaico) não deve oferecer dúvidas. Muitos nevados imperfeitos podem se confundir coma maus mosaico. Os intensos defeituosos podem se confundir com maus nevados.





3º caso - Os canários lipocromicos ou de subplumagem branca (amarelos, vermelhos e brancos)não podem apresentar manchas escuras nas patas,bico ou plumagem.

Mancha no bico.


Subplumagem com mancha escura junto a coxa.


4º Caso - Falta de unhas ou bolinha nos dedos (gota ou acido úrico, presença de quistos na plumagem.

A fotografia que tirei não está aceitável para se exibida.

Qualquer ave que tenha um ou vários dos casos anteriores, nunca poderá disputar os primeiros lugares num concurso. Um conhecimento básico do standard dos canários de cor pode evitar desilusões na altura de ver a pontuação final destas aves.

Nota final:

O standard dos canários de cor - é um conjunto de indicações e definições sobre o aspecto visual das diferentes variedades de canários de cor. Por outras palavras é um conjunto de regras e valorações de pontos a atribuir as diferentes rubricas da ficha de julgamento de cada variedade de canários de cor. A entidade responsável pela sua elaboração é a Confederação Ornitológica Mundial sigla COM. Todas as exposições de ornitologia se baseiam nestas regas.

Podem obter o standard de canários de cor no seguinte endereço:

http://www.comomj.org/images/stories/OMJ/STANDARD_PDF/STANDARD_COLORE/Coleur_Portogus_Standard.pdf

Sem comentários: