quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Preparação do reprodutores

A Primavera esta a chegar e a época de criação dos canários também. Tenho conhecimento que por esta altura alguns criadores já tem ovos nos ninhos e alguns até talvez crias. Isso é possível pois já começaram a preparação dos seus canarios em finais de Dezembro do ano passado. Tiveram o cuidado de gradualmente aumentar a duração das horas de luz usando reguladores, alteraram a alimentação e talvez desparasitaram as aves. O tema desparasitar ficara para outra altura.

Como não uso reguladores estou dependente da luz natural, neste momento em Portugal estamos com cerca de 10 horas de luz. Como é que sei? Fácil é so consultar o seguinte endereço:

http://www.largeformatphotography.info/sunmooncalc/

Em "Location" selecciono "Place" e na "Opção" digito Lisbon Portugal no final da pagina carrego em "Display".

Atendendo ao local sombrio onde tenho os canarios devido a pouca entrada de luz vou esperar mais uns 15 dias para juntar os casais. Nessa altura terei 10:45 de luz natural.

Durante o repouso no Inverno forneço só mistura light da Verselle-Laga. Para ajudar a aumentar a forma e disposição dos reprodutores ja alterei a sua dieta habitual. Agora para alem da mistura de sementes coloco um comedouro pequeno com a seguinte papa.

1 - Começo por colocar o germinado num pequeno frasco e adiciono as vitaminas liquidas, neste caso o Anima-Strath, misturo tudo para aderir as sementes.

ANIMA STRAT


2 - Depois junto a papa seca CÊ-DÊ e volto a mexer tudo.

CE_DE ANIMASTRAT

3 - No final a mistura fica com este aspecto.


PAPA FINAL

O aumento das horas de luz e do teor em proteínas e vitaminas na alimentação vai induzir o estímulo de reprodução nos canarios.

Os sinais nos machos é o aumento e duração do canto, enquanto nas fêmeas é transporte de materiais no bico para fazer o ninho.

3 comentários:

F.COSTA disse...

boas sr moreira. desde ja os parabens pelo blog... ensina e explica muita boa coisa...
gostava de saber que quantidade se pode por de ANIMA STRAT na papa, eu dou anima strat 1 vez por semana na agua...e como vou fazer papa caseira gostava de saber se posso meter animastrat..

muito obrigado
nando costa
vila do conde http://mundonandovila.blogspot.com/

armmoreira disse...

Ola Costa!

Pode usar animastrat sem problemas e na quantidade que quiser pois não tem qualquer contra-indicação, como diz no folheto do produto.

Cordiais cumprimentos

AM

F.COSTA disse...

muito obrigado pela informaçao sr moreira.. continuaçao de boas festas e um exelente ano 2012

cumpz
nando costa