sábado, 31 de maio de 2008

Os bons exemplos.

Recentemente fui visitar um amigo mais velho e pedir ajuda e orientação para tratar de uns assuntos burocráticos.
- Então tens muitos canários? - perguntou-me. Tu costumas colocar uma placa a anunciar a venda de canários.
- Este ano, como no ano passado, a época esta fraca. Respondi e justifiquei. A placa é para vender o excedente pois quando a época é boa, não posso ficar com os canários todos.
Depois convidou-me:
- Agora que estou reformado ofereceram-me uns casais de canários, mas as fêmeas não põe ovos. Anda ver...!

La fomos os dois e para minha surpresa vi gaiolas descuidadas, comedouros com muitas cascas e bebedouros a necessitar de limpeza e agua fresca. Achei delicado da minha parte não comentar os aspectos anteriores. Fiz bem porque tivemos de ir a minha casa e eu convidei-o a visitar o meu modesto canaril. Claro como pessoa inteligente ele reparou na diferença, pois perguntou-me se eu mudava todos os dias os jornais que forram a base das gaiolas. Eu respondi que sim. Por exclusão de partes também deve ter reparado que os bebedouros estavam limpos e os comedouros com poucas cascas. o seu outro comentário foi, tens poucos casais. Claro, comentei, se a época for boa com 4 casais posso ultrapassar os 30 canários novos em 3 posturas.

Para ilustrar as razões porque as fêmeas que ele tinha não punham ovos, mostrei-lhe a pap de ovo que eu fornecia aos meus casais. Expliquei que o fornecimento de papa é que vai encher as fêmeas. Ficou surpreendido pois desconhecia este facto. Pensava ele que era suficiente dar couve galega, agua e mistura de canários, mais ou menos o mesmo processo que ele utilizava com as suas galinhas poedeiras.

Criar canários como passatempo, pode conduzir a muitas desilusões, se não conhecermos alguns aspectos básicos e fundamentais.

1-Quando nos oferecem animais, neste caso canários, deveriam vir acompanhados por um livro de instruções, onde constassem as boas práticas de manutenção e métodos básicos para a sua reprodução. Na falta de elementos escritos, procurar outras fontes de informação.
2-Ter muitos casais não é sinónimos de no fim da estação termos muitas crias.
3-Visitar outros criadores, trocar ideias e pedir opinião, será uma estratégia que nos ajudará sempre a evoluir e a conhecer melhor o nosso passatempo.

Espero que as dicas que eu forneci a este meu amigo, tenham sido tão úteis, como a orientação que ele me deu, para tratar os meus assuntos burocráticos.

1 comentário:

Anónimo disse...

boas sr armando
essa do livro de instruçoes esta boa.
realmente esse livro devia ser prai do tamanho dos lusiadas.
pois todos os dias estamos sempre a aprender coisas novas que melhoram o dia a dia das nossas aves.
onde moro gaia, valadares tem uma loja de animais noutro dia fui la comprar uma pipeta daqueles para por nos cães por causa dos bichos.
ouvi canarios e perguntei onde estavam os canarios, se podia ir ver.
la fui ver os canarios. uma desgraça
as frentes dos viveiros quase nao se viam por ter rolos de rede a frente, os piriquitos andavam a enfiar a cabeça no fundo para poder chegar ao resto das cascas que la havia porque nos comedouros so cascas mais nada, os canarios igualmente.
agua? o homen devia estar a espera que chove-se porque nem uma gota tinha.
o que e que eu fiz?
dei lhe uma bronca, perguntei-lhe se o interesse dele era só o dinheiro .
rapidamente respondeu claro para isso e que os passaros ca estão.
então deixeos estar assim porque amanha não vai vender nenhum.
porque vai ca chegar amanha e os passaros vão estar todos mortos. ai voce não vai receber dinheiro mas sim perder.

como e que pode haver pessoas tão estupidas neste mundo. e isto não e nada.

abraço

pedroportugal