quarta-feira, 30 de abril de 2008

Registos das Criações. Indices e Médias

Gosto de ter um registo das criações apesar de possuir meia dúzia de casais de canarios de cor.
O meu método é simples em cada gaiola tenho uma ficha onde faço o registo dos dados de cada casal. O modelo que eu utilizo é a Ficha de Registro de Gaiola que podem encontrar no seguinte endereço:

http://www.criadourokakapo.com/index.php?secao=artigo000009

Nesta ficha aparece e expressão "Encartuchamento". Como eu desconhecia o significado, perguntei no fórum avespt. Podem consultar as respostas que eu obtive no seguinte endereço:

http://forum.avespt.com/viewtopic.php?t=2844


Depois lanço estas fichas num programa informático SicoCria que podem obter no seguinte endereço:

http://www.aopv.org/descargas/sicocria/scria.htm
Para quem estiver interessado em descarregar as versões em outros idiomas (Francês, Inglês, Italiano e Brasileiro) pode encontrar no seguinte endereço: (informação actualizada em 18 setembro de 2009)
http://www.feorno.org/index.php?id=8

Existe a versão SicoCria em português. Para iniciar temos de introduzir todos os dados iniciais. Temos de preencher os campos (nome, endereço, etc) no registo "Canaril", "Criadores", "Pássaros" e "Casais" com os quais queremos trabalhar nesse programa. So depois podemos acrescentar outros dados referentes a criação (Data da postura, nascimentos, etc.) Todo este trabalho permite no final termos um resumo de varias informações, como por exemplo a arvore geneologica, lista de pássaros onde podemos ler e/ou imprimir as varias informações disponíveis, etc.

Alguns criadores preferem utilizar uma folha de calculo, para gerir o seu canaril. Eu também utilizo mas só como complemento do Sicocria. Pois neste não esta contemplado a parte da contabilidade despesas efectuadas. Também outra lacuna do programa é a parte estatística do tratamento dos dados das criações.

Em estatística, as médias e os índices, fornecem indicações importantes sobre os dados compilados. A análise desse dados numéricos permitem quantificar alguns parâmetros, permitindo ao criador tomar decisões.

Numa criação os dados que temos são os seguintes:
A-Numero de casais;
B-Total de ovos postos;
C-Total de ovos cheios ou galados;
D-Total de crias nascidas;
E-Total de crias independentes;

Se quantificarmos os dados anteriores poderemos obter alguns Índices e Médias que nos interessam. Assim poderemos comparar os resultados com anos anteriores ou com outros criadores.

Média de Ovos Postos por Casal = B/A
Média de Ovos Galados por Casal = C/A
Média de Crias Independentes por Casal = E / A

Índice de Fertilização = C/B
índice de Aproveitamento Total = E/B
índice de Sobrevivência = E/D
índice de Aproveitamento Parcial = E/C
indice de Eclosão = D/B

A Estatística só funciona para os grandes números. Estes índices e Médias, serão mais fiáveis quanto maior for o numero de anos e de dados recolhidos.

Por exemplo se a Média de Crias Independentes por Casal for baixa, podemos analisar e comparar as Média de Ovos Postos por Casal e a Média de Ovos Galados por Casal.

Ao nível dos índices o controlo do índice de Sobrevivência pode nos dar indicações importantes. Se o valor desse índice diminuir, indica-nos que esta a ocorrer algo de errado ou algum problema, pois as crias não chegam a ser independentes. As razões poderão ser encontradas analisando os outros índices.


Conclusão

O registo de dados das criações embora seja um processo fastidioso, se for bem elaborado pode trazer muitas vantagens a quem o usar.


PS

Ficha de Registro de Gaiola podem descarregar ;-))

Sem comentários: