segunda-feira, 7 de abril de 2008

Porquê anilhar as aves.


As anilhas encomendadas e adquiridas nos clubes ornitófilos, permitem levar as aves a concursos/exposições. Uso obrigatório nas aves domesticas, canoras e ornamentais que participam nas exposições ou concursos realizados pelos clubes federados.

anilhas fonp

Facilitam a identificação das aves pois são numeradas sequencialmente e contem um código pessoal do criador ou "Stam". Este numero é atribuido pela Federação é único a nível de Portugal e é independente do numero de sócio dos clubes onde me inscrevi. (Teoricamente admitindo que em Portugal existe só uma Federação Ornitófila.)

"Stam" é uma palavra holandesa com varios significados:
- em inglês se traduzimos "Stam" obtemos a palavra tribo;
- em francês se traduzimos "Stam" obtemos a palavra tronco;

Se traduzirmos "tribe" do inglês para o holandês teremos as palavras "stam, volksstam, geslacht"

volksstam = la peuplade = a povoação ..........(NL=FR=PT)
geslacht = le sexe = o sexo

A ideia de Stam é muito mais abrangente do que a "tradução" de numero ou código de criador. Como já referi "Stam" pode significar, tribo, povoação. Quando estamos a criar aves estamos a contribuir para num determinado território (canaril) aparecer uma população nova (crias ou filhotes de aves). Como criador tenho a a minha tribo (plantel de aves) e a minha povoação (canaril). Talvez daqui também resulte a ideia de equipa, grupo de 4 aves a concurso também designado "Stam de concurso/exposição de aves".

As anilhas que utilizo são cilíndricas com um diâmetro de 2,9 mm. Esta medida é a indicada para os canários de cor. Devemos ter cuidado em não deixar passar o período ideal de anilhagem após o nascimento. Se colocarmos a anilha muito cedo a anilha saí da pata e for tarde não entra na pata, pois as anilhas não se podem abrir.

Uma ave anilhada fica com um bilhete de identidade. Permite distinguir rapidamente duas aves com o mesmo aspecto.

anilhas normais

Outros motivos poderão existir para anilhar aves selvagens, mas para mim como criador amador desportivo de canários penso que enumerei os mais importantes.

Os riscos e cuidados ao anilhar canários recém nascidos com anilhas fechadas.

1-A probabilidades dos pais rejeitarem os filhos depois de anilhados é baixa, pois estamos na presença de aves domesticas. Os canários estão habituados a manipulação e a presença do criador.

2-A anilhagem muito cedo em idade precoce pode levar a perda da anilha. Também se não houver cuidado durante o processo de anilhagem podemos estropiar os dedos das patas pois podem não suportar os puxões que damos aos dedos quando enfiamos a anilha na pata. As consequências é termos o pulgar da pata anilhada numa posição incorrecta (virado para a frente ou de lado.)

3-Anilhar mais tarde também tem riscos pois podemos ferir e/ou estropiar algum dedo. As consequências é ferir ou esfolar a pata na zona do punho.

4- Não anilhar com anilhas apertadas, inadequadas ao tamanho da ave.

5- Não anilhar com anilhas largas não adequadas ao tamanho da ave, pois a anilha pode ser retirada pela ave.

Quando anilhamos as aves devemos ter certos cuidados e evitar as situações anteriores.


Sem comentários: