sexta-feira, 11 de abril de 2008

Os acidentes acontecem!

Já la vão umas semanas desde que eu seleccionei os meus casais reprodutores. Até pedi a um amigo mais experiente para confirmar as escolhas que fiz. Alguns pássaros eram novos e alguns estavam um pouco gordos. Casais feitos comecei a dar papa de ovo (farinhada) e la esperei pelos ovos. Para facilitar a vida aos casais costumo dar um jeito ao ninho com erva do monte. As fêmeas depois terminam de fazer o ninho.

Um dos casais era formado por um canário macho amarelo limão intenso que eu gosto muito. Ele já tem uns 5 anos e este ano esta numa forma espectacular. Por outras palavras canta que chateia. O par que eu seleccionei para ele é de cor amarelo limão nevado. Os machos quando estão com cio perseguem as fêmeas e cantam estrondosamente. Outro dos rituais do acasalamento é o macho alimentar a fêmea. Assisti a todos estes sinais. So faltava aparecerem os ovos. Como isso tardava em acontecer, peguei na fêmea na mão para lhe ver o ventre e verificar se estava cheia. Achei estranho o aspecto amarelo da barriga e pareceu-me que ela tinha um pouco de espigão. De facto estava um pouco gorda pensei. Passados uns dias SURPRESA vi a fêmea cantar como o macho. Resultado ela era ele, pois é por isso é que não apareciam os ovos.

Quem nunca se enganou? Provavelmente existem pessoas que nunca se enganam, como eu gostava de ser assim...

Resultado agora ando a procura de uma fêmea e tenho um macho para ceder.

Pendurado em cada gaiola tenho um papel onde registo, data do inicio da postura, quando termina período de choco. Tenho o cuidado de fazer estes registos para acompanhar melhor as criações. Num dos casais no dia 9/Abril terminava o período de 13 dias de choco. Por isso contava que o mais tardar 10/Abril haveria nascimentos. Hoje 11/ Abril decidi partir os ovos, pois estavam escuros sinal que estavam cheios. Parti o primeiro escuro, mas não cheirava mal. Parti o segundo e achei estranho ver um pouco de sangue, hesitei mas pensei já passou o tempo e continuei. La dentro estava um filhote, ainda tinha gema fiquei espantado quando vi que se mexeu. Infelizmente a minha curiosidade foi fatal, ficaram três ovos no ninho, e eu fiquei doente com este acidente.

Na inspecção diária que eu faço aos casais por vezes encontro crias fora do ninho. Esta situação acontece por dois motivos. O primeiro é a mãe não aceita o filho anilhado. O segundo é a fêmea quando assustada saí do ninho e arrasta o filho com ela. Se tiver sorte e detectar esta situação apanho o filhote aqueço-o na minha mão mesmo que pareça frio e ele reanima. Já tenho tido sorte, mas ontem não.

Quando criamos com poucos casais qualquer acidente ou descuido tem um grande impacto nos resultados finais do numero de aves nascidas.

Sem comentários: