segunda-feira, 21 de Julho de 2008

Apontamento sobre alimentação na muda da pena

Photobucket

Em Portugal estamos no Verão, a temperatura a noite é cerca de 16 ºC e de dia chega quase aos 30ºC. O calor activa a fermentação e o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos que existem na água dos bebedouros. As aves quando se alimentam e bebem por vezes deixam cair cascas e outros resíduos nos bebedouros.

Photobucket

Se não houver cuidado em mudar a água todos os dias, aparecem micro algas e a agua e as paredes dos bebedouros ficam de cor verde. Por isso geralmente troco a agua dos bebedouros todos os dias, raramente de 2 em 2 dias.

Photobucket


Nesta época também ocorre a muda ou troca da pena.Para vencer esta fase difícil devemos fornecer uma boa alimentação, rica em proteínas para ajudar a formação dos novos tecidos das penas, vitaminas e sais minerais são substancias importantes para ajudar o crescimentos das novas células.

As proteínas estão presentes na papa de ovo ou farinhada e em alguns tipos de sementes, como por exemplo: perilla, nabo, linhaça, niger, cânhamo. Geralmente forneço a perilla simples em pequenos comedouros que se fixam entre as grades das gaiolas.

As vitaminas podem ser ministradas sob a forma sintética em pó ou liquido (a venda em farmácias e lojas de animais), ou na forma natural dando verdura (folha de couve, espinafres, dente-de-leão), fruta (maçã, pêra,laranja) ou legumes (pepino, cenoura). Prefiro dar couve e pepino por uma questão pratica. Na agua misturo umas gotas de vitaminas do complexo B duas vezes por semana.

Photobucket

Nos bebedouros de sifão partidos que já não servem para conter agua, utilizo para os encher com um granulado de pó de cálcio Chemisal da Chemivit. As aves debicam esta substancia rica em minerais.

Photobucket

As aves que fazem uma boa muda de pena, sem dificuldade são um indicador positivo, de uma alimentação correcta, uma boa plumagem significa boa aparência, logo melhor pontuação nas exposições e finalmente um sinal de saúde e bom potencial reprodutivo.

7 comentários:

Anónimo disse...

tenho um canario york e neste ano ja trocou pena 2 vezes e agora noto que no fundo fica caindo penugens,ele nao voltou a cantar que faço e alguma doença ou e alimentar, seu trato e mistura pra canarios, vitamina , farelados 2030 e almeirao tem alguma coisa errada

armmoreira disse...

Obrigado pela visita ao meu blog.
A alimentação parece-me correcta.
Deve ter cuidado com as horas de luz a que essa ave esta submetida. Até terminarem a muda as aves deve estar na penumbra. Ajuda também burrifar ou aspergir as aves com um chuveiro muito fino.Usar um pulverizador de plantas. Deve ter cuidado para não encharcar a ave e que a temperatura esteja amena.

Susana disse...

Tenho um canário do genéro York e está a perder em quantidade as penugens, no entanto ele continua a cantar. A alimentação resume-se a uma mistura para canários,a papa (avipar)e a uma mistura de sementes como complemento. Ocasionalmente dou-lhe maçã e cenoura. Estive uns dias fora de casa e deixei-lhe uma barra de sementes. Será que tem ácaros? O que devo fazer?

armmoreira disse...

Ola Susana!

Obrigado por visitar o meu blog.
Penso que a questão que me colococa deve ser remetida a quem lhe cedeu o canario, pois certamente terá mais elementos para avaliar melhor essa situação.
A distancia seria para mim dificil emitir uma opinião valida.

Anónimo disse...

Boa Noite, chamo-me Filipe e sou criador de canários de côr e de Porte e passa-se o seguinte: Noto que todos os Anos morrem algumas Aves Depois de separadas Já a mudarem a Pena. Gostaria que me desse uma opinião do que devo dar a esses canários. Obrigado

armmoreira disse...

Ola Filipe!

Não sou veterinário e opinar com tão poucos dados é arriscado. Atendendo a que as mortes acontecem muito depois do nascimento e depouis de separadas li recentemente um artigo em que os sintomas eram estes o diagnostico era Toxoplasmose doença de dificil cura nos canarios e em que a transmissão era pelos gatos.
Vou tentar encontrar esse artigo e ver se existe algum tratamento aconselhado.


Cordiais cumprimentos,

AM

armmoreira disse...

Veja o seguinte artigo na net:

http://www.informaworld.com/smpp/content~content=a789079441?db=all&lang=es

No google digite

toxoplasmose em canarios


Vai encontrar mais informação