sábado, 3 de janeiro de 2009

Desparasitar antes das criações sim ou não?

Os franceses usam a palavra "blanchiment" como sinónimo de tratamento antes das criações. O objectivo destes tratamentos é prevenir a morte embrional e neonatal durante as criações. Geralmente estas mortes são consequência de algumas doenças como por exemplo a Toxoplasmose, coccidiose, Lankesterelose, Salmonelose e E. Coli.


O tratamento é feito um mês antes do inicio das criações. Consiste em fornecer uma cura com vários tipos de antibióticos e anti fungos, específicos para as doenças que podem vitimar as crias ou impedir a fecundação dos ovos. Para combater a agressão dos antibióticos no organismo das aves e para compensar os efeitos indesejáveis, após estas curas e durante uma semana é fornecido um complexo vitaminico.


O problema destas praticas é que os antibióticos são inúteis quando as aves não sofrem destas doenças. Nada me garante que após estes tratamentos e se houver falta de higiene ou se o foco de infecção no aviário persistir, não vale de nada fazer estes tratamentos. Depois temos o problema que se existirem latentes os agentes responsáveis destas doenças no criadouro, se o tratamento for mal feito (dose baixa, duração inadequada, principio activo inapropriado) não mata todos estes agentes patogénicos. Os micro organismos que ficam serão mais resistentes, logo os tratamentos com as mesmas drogas poderão ser ineficazes no futuro. Para alem de ao fazermos estes tratamentos estamos a provocar um desequilibro nos micro organismos e ambiente existentes no nosso criadouro.


Conclusão, os micróbios, bactérias e fungos e todos os micro organismos patogénicos são oportunistas. Significa que em condições favoráveis se desenvolvem rapidamente. Impedir significa ter cuidados com a higiene e limpeza das instalações, manipulação e armazenamento dos alimentos. Ter aves saudáveis e isolar as que estejam doentes. Seleccionar os melhores reprodutores acompanhando com registos dos acasalamentos e outros registos úteis. Todos sabemos que estas boas praticas exigem trabalho e dedicação... Cada um é livre de escolher o seu caminho...

2 comentários:

JV disse...

Sou leigo, na matéria, e procurei aconselhamento junto a uma casa da especialidade. Comprei o desparasitante (vermiex). Pensei que era de tonalidade amarela, mas afinal é de tonalidade vermelha. Estará o produto em condições? (ligaria para a loja a perguntar, mas hoje é Domingo...). Obrigado. Parabéns pelo blog.

armmoreira disse...

Ola JV

Obrigado pela sua visita ao meu blog.
Quanto a sua pergunta desconheço o produto que menciona.
Poderá pedir informações a Orniex que é quem comercializa esse produto.