quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Preparar tudo

Como criador artesanal, as gaiolas que eu utilizo para criar canários fui eu que as fiz.


São feitas em aglomerado de madeira, pintadas com tinta plástica e frentes em grades de arame. As marcas do tempo e do uso já começam a ser visíveis. Resolvi pinta-las novamente com tinta plástica branca. As grades também vão levar uma demão de tinta branca anti ferrugem.




A cor branca não encobre a sujidade e permite uma maior luminosidade no interior das gaiolas.

Neste tipo de gaiola os pássaros estão protegidos, mais calmos. São mais pesadas do que as de arame e necessitam de mais manutenção.


Fevereiro esta próximo e os machos cantam que se fartam. As fêmeas estão calmas, mas algumas já arrancam tiras de papel que forram o fundo da gaiola e ainda não comecei a dar papa de ovo.

A chuva e o nevoeiro no Norte de Portugal, não tem permitido eu fazer a recolha de erva do monte. Espero que o mau tempo passe para fazer a provisão para 2009.



Proximamente vou fazer uma revisão ao material de criação guardado e ver o estado de conservação dos ninhos. Preparar tudo para um bom arranque da época de criação.


4 comentários:

Fernando disse...

Olá, Eu me chamo Fernando e estou começando uma pequena criação de canários belgas, gostaria de algumas dicas sobre a criação, primeiro minha canária fica com o bico aberto passando entreas grades da gaiola e percebi tb que ela está completamente roca, o que fazer? Obrigado e desculpe por escrever aqui!

armmoreira disse...

Ola Fernando!

Gostaria de o ajudar, mas tratar canários doentes é difícil. Geralmente se aplica um antibiótico de largo espectro, mas se a doença for originada por vírus, não tem cura. Também pode ser provocada por fungos. Se da antibiótico e sofre de fungos, não cura. O canário é pouco resistente as vezes não morre da doença, mas de um tratamento mal aplicado. Por isso é difícil dar dicas.

Fernando disse...

Muito obrigado!!
Eu faço a limpeza diariamente.
As gaiolas são novas tem 1 mês.
Bom vou tentar dar atibiótico.
Depois digo com foi!!
meu email é fernandovieirarj@gmail.com

Quero poder trocar idéias com vc!!
Obrigado por ter me respondido!

Fernando disse...

Olá sou eu novamente. Chequei em casa hoje na hora do meu almoço epercebi que a voz do canário tinha sumido. Ele só faz gestos com o bico. Comecei a dar Avitrin Antibiótico, espero que melhore.
Voltarei aqui para contar o processe ou através de Email.
Abraços