quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O USO DO VINAGRE DE CIDRA NA ORNITOCULTURA

From OS MEUS CANARIOS DE COR


O vinagre é usado desde a antiguidade como panaceia e para manter uma vida saudável. Existem varios tipos de vinagre, vinagre de vinho, vinagre de cereais, vinagre de cidra, este ultimo provem da maçã.

O vinagre de cidra é usado na criação de aves, contém sustancias benéficas, vitaminas, minerais, pectina. Melhora a digestão, destrói bactérias, e tem outros benefícios.

Exemplos de utilização:

Na agua em que cozemos os ovos, deitar umas gotas de vinagre de cidra, evita que se estalarem quando os mergulhamos, deitem tudo para fora.

Desinfectar verdura – na agua em que mergulhamos as verduras depois de lavadas, se adicionarmos 10 gotas num litro de agua. Deixar de molho durante 30 minutos, depois exaguar com agua limpa e corrente. Podemos tratar as sementes germinadas com esta solução para prevenir contra, fungos, bactérias e outro germens patogénicos.

Agua de beber – 10 ml de vinagre de cidra em 1 litro de agua – duas vezes por semana. A finalidade é reduzir o pH e favorecer o desenvolvimento de microorganismos favoraveis no sistema digestivo.

Agua do banho – 10 gotas por litro de agua – solução eficaz para prevenir infestação de piolho na plumagem.

O vinagre de cidra ajuda a manter as aves em condições optimas, em conjunto com outras medidas. Boas practicas de limpeza e higiene das instalações, acessórios e gaiolas ou viveiros. Agua limpa e fresca, comida adequada e fresca todos os dias. Isolamento das aves suspeitas de doença.

From OS MEUS CANARIOS DE COR


Convido a todos os leitores deste blog que participem e revelem outras utilizações do vinagre em ornitologia que eu desconheço e não menciono neste artigo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola boa noite.. O seu artigo está excelente, não conheço outras utilizações do vinagre..
Matos

Unknown disse...

QUANTAS COLHERES DE SOPA SAO OS 10ML PODE SER DIAS SEGUIDOS.

armmoreira disse...

Antes de perguntar PF usem o google.

Respondendo a duvida da colher de sopa. Se consultar o endereço:
http://www.receitasemenus.net/content/view/3304/364/

Verifica que 1 colher de sopa equivale a 15 ml de liquido.

se tem dificuldades em medir a capacidade de liquidos e quer ser exacto, use a graduação em ml das seringas das injecções.

Se os dias podem ser seguidos? Sim!

Diogo Santana disse...

Boa noite,
Só agora passei pelo seu blog e deparei-me com a utilização do vinagre de sidra ou de maçã, onde pode ler o que a maioria diz ser a sua correcta utilização, para contrastar toda esta tese aqui deixo este link, o qual diz ser uma correcta utilização do vinagre de mação.
http://aviariohermanosdiaz.blogspot.com/2011/02/el-vinagre-de-manzana-por-gerardo_18.html

Diogo Santana