sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um itenerario até a criação desportiva de canarios de cor

-->
No início da criação de canários olhamos distância para o aspecto desportivo com algumas reservas. A medida que ganhamos confiança e sucesso na reprodução dos nossos canários, pensamos em anilhar as nossas aves e colocamos a hipótese de nos filiarmos num clube para obtermos anilhas desportivas com o nosso stam (numero de criador nacional o equivalente ao numero de bilhete de identidade de cidadão nacional). Mais tarde começamos a visitar exposições ao olharmos atentamente as aves a concurso verificam que se calhar também poderíamos competir, pois os nossos canários têm valor.

Superado o desafio da criação, o patamar desportivo é muito mais exigente. Obter crias não chega pois para ser competitivo devemos ter como objectivo obter canários dentro do estalão ou standard. Significa que as nossas aves devem se aproximar o mais possível de um ideal ou padrão desportivo pré definido. Como criador desportivo de canários de cor procuro-me em obter aves competitivas e dentro do standard O.M.J/C.O.M. Já seleccionei os casais reprodutores.

O STANDARD O.M.J./C.O.M DOS CANARIOS DE COR, é um documento de referencia escrito da Comissão Técnica de Canários de Cor cujo autor é o Juiz Joaquim Cerqueira da Cunha. Penso que todos os criadores sócios de clubes ornitológicos filiados na FONP, podem comprar esta publicação através do seu clube.
Quando participamos num concurso os canários são avaliados segundo vários itens, que constam no STANDARD O.M.J./C.O.M DOS CANARIOS DE COR. No caso dos canários brancos recessivos, inseridos no grupo LIPOCROMICOS APIGMENTADOS, a ficha de avaliação contém os seguintes parâmetros :
Lipocromo - máximo 55 pontos
Plumagem - máximo 15 pontos
Forma e Tamanho - máximo 15 pontos
Porte - máximo 10 pontos
Impressão - máximo 5 pontos.
O parâmetro mais importante (vale 55 pontos face a 45 pontos dos restantes itens) é sem dúvida o Lipocromo. Um branco luminoso e brilhante terá uma avaliação de Excelente e será pontuado com 52 pontos. Uma avaliação de Bom, é devido a uma ligeira opacidade do branco e a pontuação varia entre 49 e 51 pontos.
A melhoria deste parâmetro, poderá ser atingida por uma melhor selecção dos reprodutores, ou seja através de uma boa escolha. Ou será que um canário Branco Recessivo avaliado como Bom na rubrica Lipocromo, foi prejudicado por uma lavagem deficiente da sua plumagem?
A nível competitivo o pormenor pode fazer a diferença ente um Campeão e um bom pássaro. O conhecimento e a leitura atenta do STANDARD O.M.J./C.O.M DOS CANARIOS DE COR, pode ajudar a entender as avaliações feitas numa ficha de julgamento.
Quando levo um pássaro levado a concurso e ele não atingiu as minhas expectativas, tento entender as avaliações feitas na ficha de julgamento. O livro de registo de criações onde consta o nome dos reprodutores e o número das anilhas de pais e filhos e as respectivas fichas de julgamento, permite visualizar o caminho selectivo feito na escolha dos acasalamentos. No final da época de reprodução os canários brancos recessivos do ano seleccionados para concurso, irão prestar provas. Só assim um criador desportivo de canários de cor sabe o valor competitivo de seu plantel. Na mesa de julgamento um bom canário sabe se comportar face ao olhar atento de um juiz. Por vezes a falta de preparação da ave para estes momentos de stress, não é feita pelo criador ou o carácter nervoso do canário é dominante face ao treino ministrado.

O desafio desportivo é grande e o trabalho é exigente, em Portugal cada vez mais existem bons criadores e aves muito competitivas. Basta analisar os resultados dos criadores portugueses no 58 Mundial de Ornitologia de Matosinhos. O sonho é sempre obter uma medalha mundial, para isso continuo a caminhar, pois como diz o poeta “o sonho comanda a vida”.
Concluindo, e resumindo peço permissão para citar Alfonso Babra – “existem dois tipos de aficionados os que convertem pássaros bons em maus e os que de pássaros bons conseguem pássaros muito bons. “





Sem comentários: