segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vitórias e Campeões




Uma exposição é sempre um lugar de encontro de aficionados. Os passaros são motivo de conversa, troca de ideias e informações debate de opiniões. Nestes eventos conheço novas pessoas reencontro outras com o mesmo interesse por este passatempo, renovo e estimo as amizades antigas.

Este ano o CIOM e o CCAP, organizaram em conjunto o seu concurso e exposição anual. A afluencia de publico e de criadores foi formidavel. A equipa organizadora, Presidente da Direcção do CIOM Angelo Coelho, José Nogueira responsavel pela informática o Armindo Tavares Sec. A.G do CIOM e dirigente do CCAP, o Paulo, o Vilaça ambos do CIOM e muitos outros estão todos de parabens pelo excelente trabalho realizado.

A ultima da hora de vespera lavei os meus canarios de cor. Escolhi 5 passaros, 3 brancos recessivos, 1 albino e 1 amarelo nevado asas brancas. O asas brancas foi para completar o numero minimo de passaros para ter direito ao premio de presença no caso de não chegar ao podio.






No dia em que dei banho aos passaros a temperatura rondava os 15 ºC, depois do banho deixei-os enrolados em papel de cozinha. Alguns senti que a secagem era deficiente e resolvi recorrer ao secador de cabelo, ora esta pratica tem consequencias de arrebitar algumas penas.

Levar os meus canarios de cor as exposições é uma maneira de avaliar a qualidade dos meus passaros. Por isso tento sempre interpretar as avalições dadas em cada rubrica, no caso dos canarios lipocromo aparecem os seguintes itens:
Lipocromo
Categoria (esta não aparece nos canários brancos ou apigmentados)
Plumagem
Forma e Tamanho
Porte
Impressão
Na ficha de julgamento a rubrica Plumagem é importante as penas estarem bem coladas ao corpo, claro que o juiz teve de dar 12 pontos o que corresponde a um suficiente. A rubrica Impressão também tiveram 4 pontos sinal de Bom, mas se tivessem um excelente com 5 pontos dariam um empurrão ao 88 e 89 pontos que apareceram no total individual. A razão é que faltou adaptação a gaiola de concurso, notei que as aves se refugiavam no chão da gaiola o que é suficiente para a ave apresentar sujidade no corpo, nas patas ou na cauda. Devo registar que as novas gaiolas de cartão não apresentam grade no chão e que os poleiro estão muito afastados do chão. Isto prejudica as aves que se refugiam no fundo. Todas as minhas aves apresentadas a concurso tiveram um Porte excelente com 9 pontos. Na forma e no tamanho também estiveram bem todas receberam 13 pontos um sinal Bom.



O saldo final foi positivo, pois o meu canário Albino teve 89 pontos e ficou em 1º Classificado, a Plumagem teve 12 pontos, mas a razão foi eu não ter preparado convenientemente a secagem após o banho. O resto dos meus canarios de cor tiveram 2 brancos recessivos com 89 pontos e 1 com 88 pontos. O amarelo nevado asas brancas teve 88 pontos no lipocromo teve 26 pontos sinal suficiente, Categoria, Plumagem, Tamanho e forma a avaliação foi de Bom. O Porte e a Impressão tiveram um Excelente. Este asa branca com um Lipocromo Bom de (28 ou 27 pontos) teria premio.

Nos concursos a disputa dos primeiros lugares é marcada pela diferença de um ponto que faz a distinção entre o Bom e o Excelente. Por isso quando me dizem que em casa ficaram bons passaros e que não os trazem para concorrer eu acredito, mas para ganharem não chega serem bons é necessario as pontuações em algumas rubricas chegar ao Excelente. Para se alcançar o Excelente, por vezes é uma questão de momento e se o passaro estiver na mesa do juiz isso marca a diferença em relação aos outros passaros concorrentes.





Uma maneira de eu saber se tenho passaros competitivos é participar em concursos. Depois é saber avaliar o grau de competividade que depende do numero de concorrentes na mesma Classe e Secção. Conclusão cada Vitória tem o seu nivel... Passaros bons ha muitos, campeões muito menos e cada campeão tem o seu nivel.

Sem comentários: