sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sangue Novo



Nos últimos anos não tenho adquirido novos pássaros o que lentamente me conduziu ao chamado inbreading. Ou seja no meu plantel os casais de canários formados, começaram a ter algum parentesco. As consequências desta pratica é obter genes Homozigotos, alguns com características boas (mais canários com olhos vermelhos) e outros com caracteres negativos ou taras (má visão, ligeira diminuição no tamanho).


Na ornitologia desportiva se queremos ser competitivos temos de ter objectivos. O nível é dado pelo palmares do criador e acima de tudo pela sua regularidade. Ja la vão alguns anos que num colóquio sobre Canários de Cor, realizado pelo COBL, Clube Ornitófilo da Beira Litoral, conheci o Toni Duarte. Na altura confesso que desconhecia o seu palmares e que era um criador de canários brancos recessivos, albinos, amarelos, lutinos e recentemente também de brancos dominantes. No seu canaril em Águeda, regularmente entram pássaros de criadores conceituados tanto nacionais como estrangeiros. Como bom criador que é sabe tirar vantagem e melhorar sempre a qualidade do seu plantel. Basta analisar os resultados obtidos nas exposições em que participa.

A matéria prima são os pássaros que temos, nos últimos anos a pesar dos cuidados que tenho na selecção dos reprodutores, chegou a altura de introduzir sangue novo no meu canaril. A minha opção foi falar com o meu amigo Toni e ver qual era a sua disponibilidade de me ceder 2 machos brancos recessivos. Após termos entrado em acordo deram entrada no meu canaril dois esplêndidos canários machos branco recessivo. Estou muito satisfeito pois a adaptação às novas condições foram as melhores, pois eles já cantam.

Para o próximo ano o meu ponto de partida será diferente, pois vou utilizar estes novos machos, espero obter um bom resultado tanto em quantidade como em qualidade.

6 comentários:

Armindo Tavares disse...

Então!!! e as fotos dos canários!? Em casa de ferreiro espeto de pau?
Abraço.

armmoreira disse...

Ola Tavares!

Se repara tenho andado a colocar primeiro textos e so depois as fotos.

Não é por acaso que isso se deve ao facto de depender de terceiros para aceder a net. Nem todos podemos ser abastados... Tou a brincar!... As fotos vão chegar mais dia menos dia.

Caro amigo votos de Boas Festas, ;-)

Abraço,

Matheus disse...

Já estava sentin do saudades de novos artiggos...

mt bom....

obrigadooo

matheus - Rj - bRASIL

disse...

Como já tinha dito o Armindo... então e as fotos???...
Armando, continuamos à espera das tão esperadas fotogtafias!!

Abraço

armmoreira disse...

Ola Sá!

As fotos já la estão foram só dois canários. Uma aparece logo no inicio do texto e a outra aparece no fim.

Lembro que quando escrevi o artigo "Sangue Novo", não havia fotos.

Portanto a promessa já esta cumprida :-)).

Sá obrigado pela visita e pelo comentário. Para quem escreve é sempre agradável receber visitas de outros campeões ilustres.

Cordiais cumprimentos, ;-)

disse...

Olá Armando, peço desculpa por estar a comentar e a pedir mais do que foi prometido.

São sempre bem-vindas mais fotos e mais artigos, neste que é um blog de eleição para muitos criadores.

Abraço