domingo, 20 de abril de 2008

Como obtenho Brancos Recessivos

O seleccionar o tipo de cruzamentos entre canários de cor, é importante. Conhecendo como se transmite a cor de pais para filhos, permite prever qual a cor dos canários que vamos obter desses cruzamentos.
O meu objectivo é obter canários brancos recessivos.
O processo mais rápido e eficaz para se obter 100% de canários brancos recessivos é cruzar brancos recessivo. um macho com uma fêmea Neste cruzamento devemos ter em atenção o tipo de plumagem, cruzar sempre um intenso com nevado. Parece que as crias deste cruzamento não são tão rústicas comparadas com as obtidas de um cruzamento onde um dos progenitores é amarelo.
Se tivermos um casal (amarelo x branco recessivo) vou obter so canários amarelos com possibilidade de transmitir a cor branca recessiva. Todos os canários obtidos deste tipo de cruzamento são chamados canários amarelos portadores de branco recessivo.
Cruzando dois canários amarelos portadores de branco recessivo, vamos obter 25% de brancos recessivos, 50% de amarelos portadores de branco recessivo e 25%de amarelos. O inconveniente deste tipo de cruzamento é que não conhecemos quais são os amarelos portadores.
Quase sempre o cruzamento que eu prefiro é entre um branco recessivo e um amarelo portador de branco. O resultado teórico é de 50% de brancos recessivos e 50% de amarelos portadores de branco. A vantagem deste tipo de cruzamento é que todos os amarelos são portadores de branco recessivo e não existe o inconveniente da perda de rusticidade dos brancos recessivos. Economicamente não é tão vantajoso pois os amarelos não são tão valiosos. Os brancos recessivos deste tipo de cruzamento são os que levo a exposição do CIOM e não me tenho desiludido.



1 comentário:

Pedro Duarte disse...

boas,
muito bom e agradavel de se ler. espero que continue no bom caminho ;)